Wepwawet (em grego Ophios) era o deus lobo local da cidade de Assiut (أسيوط, em árabe; Zawty, em egípcio; no Egito greco-romano, chamava-se Licópolis – Λύκωνπόλις, em grego). Essa cidade, situada a 27°10’00″N, 31°08’00″E , era a capital do 13º nomo do Alto Egito, a meio caminho entre o Cairo e Luxor.
Seu nome significa Abridor de Caminhos (ou estradas). Em hieróglifo:
Pelo código de Gardiner: F13-N31:X1*Z2-E18
Esse deus foi o primeiro deus egípcio canídeo. Sua imagem está gravada na famosa Paleta de Narmer, em forma de estandarte.
Wepwawet era representado com roupa militar, portando maça, arco e flecha, por vezes um escudo de guerra e tomava parte dos festejos de Osíris em Abydos. Sua imagem por vezes é confundida com os deuses Sed e Kentiamentiu, igualmente representações de chacal, sendo Sed usado na comemoração dos 30° aniversário de reinado de um rei. Kentiamentiu era o deus adotado como protetor dos cemitérios em Abydos por volta de 3.100 aC, após a guerra de Unificação do Alto e Baixo Egito e jamais foi representado com corpo humano.
Com o passar dos séculos as figuras de Sed, Kentiamentiu e Wepwawet misturaram-se à figura do deus Anúbis (em egípcio Anpu, ou Yinepu). Wepwawet era por vezes sincretizado também à figurade Osíris. Sua veneração em Abydos durou até o Médio Império , em 1.700 aC.
Somente um rei tomou o nome desse deus, Wepwawemsaf (c. 1.650 aC), rei de Abydos.
Fonte: The Archaeology of South Abydos – Egypt’s Late MiddleKingdom in Microcosm, Josef Wegner.
Existe um artigo muito bom, escrito por Ismael Sá Netto, contendo mais dados sobre Wepwawet neste link.